
Líbia: ONU vota esta noite zona de exclusão aérea
Última actualização às 18:19
O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai votar esta quinta-feira uma resolução que permita a imposição de uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia. O regime liderado por Muammar Khadafi já ameaçou que responderá a qualquer acção militar estrangeira contra civis e militares no Mediterrâneo.
De acordo com a agência Reuters, o embaixador do Reino Unido junto das Nações Unidas, Mark Lyall Grant, disse aos jornalistas que a votação está marcada para as 22:00 (hora de Lisboa).
A mesma agência noticiosa salienta que o documento que vai ser votado prevê a intervenção de estados árabes e de outros (não especificados), em cooperação com as Nações Unidas, para a protecção de civis sob ameaça. É referido que serão tomadas «todas as medidas necessárias».
Entretanto, o Ministério da Defesa líbio já avisou que qualquer ataque contra o país colocará em perigo o tráfego aéreo e marítimo no Mediterrâneo e que as forças do seu país atacarão alvos civis e militares em resposta a qualquer intervenção estrangeira.
«Qualquer acto militar estrangeiro contra a Líbia irá expor ao perigo todo o tráfego aéreo e marítimo no Mediterrâneo e instalações civis e militares irão ser alvos do contra-ataque da Líbia», refere um comunicado do Ministério da Defesa, lido na televisão pública.